Requerimento para Constituição de Banca - Qualificação
Publicado: 14/03/2018 - 14:50
Última modificação: 19/08/2025 - 15:07
O agendamento da qualificação deve ser formalizado pelo orientador(a) mediante requerimento via SEI-UFU com antecedência mínima de 30 dias, conforme Regulamento.
Conforme a resolução 61/2023:
Art. 49. Todo discente do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico do PPGRI deverá submeter-se ao Exame de Qualificação, conforme os seguintes termos:
I - até o final do 18º (décimo oitavo) mês do ingresso no Curso de Mestrado, a contar da data de matrícula no Programa; e
II - até o final do 36º (trigésimo sexto) mês do ingresso no Curso de Doutorado, a contar da data de matrícula no Programa.
§ 1º O depósito do texto para o referido Exame deverá ser feito na Secretaria Acadêmica do Programa, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de sua realização. (anexo ao processo SEI)
§ 2º A qualificação, preferencialmente, constará da apresentação dos primeiros resultados da pesquisa ou de versão avançada do Projeto de Pesquisa.
§ 3º Será permitida apenas uma repetição do exame de qualificação, em um prazo nunca superior a 3 (três) meses, contados a partir do primeiro exame.
De acordo com Resolução do Programa:
Art. 50. Para iniciar o processo do Exame de Qualificação do Mestrado ou do Doutorado o discente deverá cumprir as seguintes exigências:
- Estar regularmente matriculado no PPGRI;
 - Comprovar aprovação na disciplina de Metodologia Aplicada às Relações Internacionais, no caso do Mestrado, e integralizar os componentes curriculares, no caso do Doutorado;
 - Ter o texto aprovado por seu docente orientador;
 - Estar dentro do prazo previsto;
 - Comprovar as proficiências em línguas estrangeiras e/ou em Língua Portuguesa, caso seja estrangeiro ou naturalizado não lusófono.
 
PASSO A PASSO PARA MARCAÇÃO DE BANCA - PROCESSO SEI-UFU
UNIDADE SEI-UFU PARA INICIAR PROCESSO: IERI
1º PASSO - O/a Orientador(a) deve iniciar criando o Processo Stricto Sensu: Bancas Examinadoras – Indicação e Atuação.

2º PASSO - As informações devem ser preenchidas conforme imagem abaixo.
- Especificação: Agendamento Banca de Qualificação – Nome do aluno: “preencher com o nome do discente”;
 - Classificação por Assuntos: Selecionar o item “Bancas Examinadoras; Indicação e Atuação”;
 - Interessados: Inserir COLPPGRI, nome do discente e PPGRI;
 - Nível de Acesso: Selecionar “Restrito: Documento Preparatório”;
 - Clicar em Salvar.
 

3º PASSO - Inclusão de requerimento
- Após gerar o processo, selecionar ÍCONE incluir o documento ;
 - Incluir documento “Requerimento de Constituição de Banca”.;
 

- Seleciona campus DOCUMENTO MODELO e preenche o nº: 5598516;
 - Preencher as informações conforme indicações abaixo:
 
- Descrição: Agendamento Banca de Qualificação – Discente: “preencher com o nome do discente”;
 - Interessados: Inserir COLPPGRI, nome do discente e PPGRI;
 - Nível de Acesso: Selecionar “Restrito: Documento Preparatório”;
 - Clicar em “Confirmar Dados”.
 

4º PASSO - Preenchimento do Requerimento:
Preencher os campos marcados com atenção, conforme imagem abaixo. Obs: nunca preencher o campo com em caixa alta.
- Local de realização da banca:
 
- Bancas em Formato Presencial: Informar sala e consultar a Secretaria do PPGRI sobre procedimentos de agendamento da sala.
 - Bancas em Formato Virtual:
- Podem em qualquer aplicativo, desde que seja possível realizar a gravação.
 - Ao preencher o requerimento, incluir o link da sala de realização da webconferência.
 - Este link será utilizado para a divulgação da banca nos casos em que forem necessários.
 - O orientador é o responsável por gerenciar a defesa, desde abertura da sala, até geração da gravação.
 - Ao final da sessão, a gravação deverá ser disponibilizada para a Secretaria do PPGRI.
 
 
2. Da composição da banca:
- A Banca de Qualificação para os Cursos de Mestrado e Doutorado deve ser composta:
- por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) membros suplentes, sendo o docente orientador: o presidente.
 
 


Último Passo:
ATENÇÃO!
- Processo deve ser enviado para a Unidade: COLPPGRI
 
