Horários de Aulas
Publicado: 13/04/2017 - 18:04
Última modificação: 28/11/2024 - 09:15
O PPGRI-UFU ofertará quatro disciplinas no 1º semestre de 2025.
Sala de aula: Bloco 1J SALA 238
Leia as ementas das disciplinas abaixo:
Segunda (Manhã) - Política Internacional - Online
Prof. Dr. Haroldo Ramanzini
A disciplina abordará temas, questões de pesquisa e modo de análise da política internacional na perspectiva da política externa e das instituições internacionais, da segurança internacional e da economia política internacional. Serão abordadas questões como: Ordem Internacional: as perspectivas de Hedley Bull, Andrew Hurrell e Barry Buzan, Integração Regional e Regionalismo Comparado: do modelo europeu à perspectiva do regionalismo comparado. Política Externa: Níveis de Análise, Análise de Política Externa e Política Externa Comparada. Determinantes do comportamento internacional do Estado. Instituições, Regimes e Organizações Internacionais. Segurança Internacional: abordagens institucionais, mecanismos tradicionais e novos.
Terça (Tarde) - Tópicos em Segurança Internacional - Presencial
Prof. Dr. Aureo de Toledo Gomes
O objetivo da disciplina é apresentar ao aluno o estado da arte da literatura em temas contemporâneos relativos ao subcampo de Segurança Internacional. Análise de temas contemporâneos da área de Segurança Internacional.
Quinta (Manhã) - Teoria de Relações Internacionais - Presencial
Profª. Drª. Lara Martim Rodrigues Selis
A disciplina examina as tradições teóricas canônicas e contemporâneas das Relações Internacionais dispondo de uma abordagem refinada e crítica. De orientação avançada, o curso aborda os conceitos e as problemáticas centrais da área, desde as correntes clássicas realistas e liberais, suas revisões no debate Neo-Neo, até chegar em visões alternativas sobre o Internacional advindas das críticas modernas, pós-modernas e das tradições não-ocidentais e pós-coloniais. Para além, discussões epistemológicas, ontológicas e metodológicas acompanham os estudos empírico-conceituais de modo que à formação analítica soma-se o desenvolvimento de habilidades metateóricas. Busca-se uma formação robusta e atualizada, capaz de habilitar os discentes para pesquisa pura e aplicada. Ao final do curso, espera-se que a(o) aluna(o) seja capaz de (i) avaliar criticamente o que é teoria, o porquê da sua relevância e quais as principais formas de aplicação no campo das Relações Internacionais, (ii) compreender os principais desenvolvimentos teórico-epistemológicos da área, (iii) manejar uma leitura ativa dos autores e (iv) se engajar com o exercício de teorização.
Sexta (Tarde) - Transformações na ordem liberal internacional - Presencial
Prof. Dr. Filipe Almeida do Prado Mendonça
Esta disciplina tem como objetivo analisar as transformações recentes na ordem liberal internacional a partir da perspectiva da Economia Política Internacional. Serão explorados os principais debates e teorias que tentam explicar a dinâmica da economia global e suas implicações para o sistema internacional. O curso se divide em três partes. Na primeira parte, "Introdução e principais perspectivas teóricas", serão apresentados os principais pontos de convergência e divergência entre a Economia Política Internacional e as Teorias de Relações Internacionais, com ênfase nas matrizes teóricas clássicas e suas derivações recentes. Na segunda parte, "Transformações na economia global e suas implicações para o sistema internacional", serão abordadas as contribuições que apontam as conexões entre os centros de poder do Sistema Internacional, sua relação com as periferias e seus desdobramentos no funcionamento das relações econômicas internacionais. Serão analisados os impactos do processo de globalização, a crise econômica global, a emergência de novos polos de poder e a questão da desigualdade global. Por fim, na terceira parte, "Regimes econômicos internacionais e o papel dos Estados", será discutida a relação entre as regulações domésticas e os acordos internacionais, o papel desempenhado pelos Estados no processo de globalização e a dinâmica da competição econômica entre as potências mundiais.