Encerrada a primeira disciplina de mestrado orientada para formação de estudantes em extensão universitária

Projeto incentiva diálogo entre comunidade interna e externa à UFU
Publicado: 20/12/2022 - 09:19
Última modificação: 20/12/2022 - 09:19

Foi finalizada, na última terça-feira (13/12), a disciplina fruto da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e a Escola de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) na promoção do componente curricular optativo voltado para a promoção das condições para que refugiados e outros imigrantes internacionais sejam acolhidos e tenham acesso a direitos e a serviços no Brasil.

Visando aproximar a pós-graduação da extensão universitária, a disciplina, além de trabalhar as questões relativas ao conteúdo do programa, possibilitou, também, que os alunos obtivessem vivência junto aos professores e a comunidade externa à universidade para o desenvolvimento de projetos de extensão que tratam das questões dos refugiados e imigrantes.

O cronograma do curso foi organizado em quatro etapas: aprendizagem da construção de atividades extensionistas; diálogo com profissionais sobre a contribuição da universidade para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco para a integração local de refugiados e imigrantes internacionais; pesquisas exploratórias; diálogo com atores escolhidos pelos estudantes e a produção dos projetos de extensão; e análise da equipe da Escola de Extensão a respeito das propostas apresentadas ao decorrer do curso.

As ações propostas poderão ser executadas na UFU ou em outras instituições de vínculo dos estudantes. Além disso, também constituirão um  Banco de Projetos à disposição da Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFU.

A idealizadora da disciplina, Marrielle Maia, comentou que a diretora de Extensão, Valéria Maria Rodrigues, e a equipe da Escola de Extensão, Ana Angélica Belório, Maria Cecília de Lima, Marlei José de Souza Dias e Ana Paula de Oliveira Realino Ferreira, estiveram envolvidas diretamente com a concepção do projeto. Também ressaltou sobre a possibilidade de trazer uma egressa do PPGRI, Ana Beatriz Araújo, para compartilhar sua experiência na consultoria no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Outro diálogo que merece destaque ocorreu com a visita na UFU da assessora sênior de Campo da Agência da ONU para Refugiados, Juliana Tubini.

Fonte: Comunica UFU https://comunica.ufu.br/noticia/2022/12/encerra-primeira-disciplina-de-mestrado-orientada-para-formacao-de-estudantes-em