Acontece

por Portal PPGRI IERI
Publicado: 21/11/2022 - 16:23
Última modificação: 24/11/2022 - 08:15

Qual é o papel dos militares no debate sobre transnacionalidade?

O PPGRI-UFU receberá às 18h30 do dia 01/12/2022 a pesquisadora Manueta Trindade Viana (Pontificia Universidad Javeriana) que falará sobre "Discursos e rastros de um circuito militar nada confinado ao nacional". Paula Sandrini (PUC-Rio) e Victor Coutinho Lage (UFBA).

Quando: 01/12, quinta, às 18h30
Onde: Pelo Zoom para estudantes do Programa e pelo youtube para público externo <https://www.youtube.com/c/ihacufba>
Tema: "Investigando o 'transnacional": Discursos e rastros de um circuito militar nada confinado ao nacional"

Manuela Trindade Viana é professora do Departamento de Relações Internacionais da Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá, Colômbia). Doutora em Política Internacional pelo IRI PUC-Rio e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (DCP-USP). Co-fundadora do blog erRante, o Internacional fora do lugar (errante.blog). Juntamente com a Profa. Isabel Rocha de Siqueira, coordena o Programa de Pesquisa Segurança e Desenvolvimento no Sul Global (SEED) do BRICS Policy Center desde 2018. É pesquisadora-colaboradora do Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA) da PUC-Rio; e da Global South Unit for Mediation (GSUM) do BRICS Policy Center. Desde 2017, é Research Fellow do Centre for Military Studies (CEMIS), Faculty of Military Science, Stellenbosch University. Em suas pesquisas, explora engrenagens discursivas com que a violência é organizada no mundo, principalmente na América Latina, com atenção às transformações históricas do aparato penal investido em direção a todo o espectro de condutas sociais entendidas como desviantes, da delinquência comum ao terrorismo. Seus estudos transitam na interseção da sociologia política internacional, estudos críticos de segurança, criminologia crítica e segurança pública e abordam temas como profissionalização policial e militar, circulação de saberes policiais e militares nas Américas, nexo segurança-desenvolvimento, dinâmicas de multiplicação/transformação das fronteiras entre guerra e crime na política (internacional) contemporânea e mecanismos de seletividade do aparato penal.

Haverá emissão de certificados pela plataforma SIEX-UFU.

O evento é parte de uma parceria com diversos programas da área espalhados pelo Brasil. Para saber mais, acesse http://www.ppgri.ieri.ufu.br/acontece/2022/10/14/seminarios-interinstitucionais-de-pos-graduacao-2022-2

Tópicos: