Minicurso sobre Análise Psicanalítica de Discursos

Convidamos discentes e docentes da comunidade UFU a participarem da minicurso Análise Psicanalítica de Discursos: alternativas pós-positivistas aos estudos da política externa
Publicado: 01/11/2022 - 16:41
Última modificação: 01/11/2022 - 17:23

Neste semestre de 2022.2, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais  (PPGRI-UFU) convida discentes e docentes da comunidade UFU a participarem da minicurso presencial Análise Psicanalítica de Discursos: alternativas pós-positivistas aos estudos da política externa. As inscrições deverão ser feitas acessando o formulário abaixo e se encerram no dia 07/11. As vagas são limitas.

Faça sua inscrição aqui

Esta oficina será ministrada pela Professora Dra. Camila Amorim Jardim (IDP – Brasília) nos dias 08 e 10 de novembro, das 14h às 18h na sala 1j238. A duração total do curso será de 8 horas. Os certificados serão emitidos pela plataforma SIEX-UFU.

SOBRE O CURSO

Introdução à análise de política externa pós-estruturalista. Política externa como construção discursiva de fronteiras entre interno e externo, eu e o outro. Afetos e emoções na política e o rompimento com a teoria do ator racional. Análise psicanalítica de discursos como um método de análise de política externa: os significantes mestres e as cadeias de significação. Conceitos lacanianos de simbólico, real e imaginário; fantasia e desejo aplicados ao político. O sujeito lacaniano. Análises sobre populismo e extrema direita a partir de abordagens psicanalíticas. Análises práticas de discursos de política externa contemporânea.

SOBRE A DOCENTE

Camila Amorim Jardim é Professora Titular no Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP - Brasilia). Foi Professora substituta na UFRRJ. É doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI PUC-Rio). Foi consultora na Clua (Climate and Land Use Alliance) e no Instituto Direito Coletivo. Foi também pesquisadora no BRICS Policy Center e pesquisadora visitante no Research and Information System for Developing Countries (RIS), no programa IBSA Fellowship do Ministério das Relaçôes Exteriores da Índia entre 2017 e 2018. Mestre em Política Internacional e Comparada pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (Irel UnB). Graduada em Relações Internacionais pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE-UFU). Desenvolve pesquisa nas áreas de cooperação internacional para o desenvolvimento, política externa brasileira, análise de política externa, meio ambiente e mudanças climáticas, cooperação Sul-Sul e multilateralismo (com enfoque nos arranjos IBAS e BRICS); e na área de teoria de Relações Internacionais, com enfoque em pós-colonialismo e psicanálise.