PPGRI
Publicado: 30/11/2021 - 17:42
Última modificação: 30/11/2021 - 17:42

Lançamento e debate

“Política Externa do Governo Bolsonaro e a Aliança Transnacional Antigênero”, com Lara Martim Rodrigues Selis e Débora Figueiredo Mendonça do Prado (GENERI - UFU),

Nalu Faria (SOF – MMM Brasil), Xaman Minillo (UFPB/MulheRIs - ABRI) e Ana Tereza Marra (OPEB – UFABC)

30 de novembro (terça-feira) |17h (Youtube FES, OPEB, ABRI e PPGRI-UFU)

Quais as motivações políticas por trás do giro conservador na política externa brasileira nas questões de gênero e sexualidade? Essas e outras perguntas fazem parte de estudo de Lara Martim Rodrigues Selis e Débora Figueiredo Mendonça do Prado (GENERI - UFU) para a FES Brasil, que busca compreender as mudanças da política externa brasileira (PEB) no governo Bolsonaro com relação às agendas sobre feminismo, gênero e sexualidade.

A pesquisa parte da ideia que essas agendas têm acelerado transformações sociais e políticas em todo o globo, e que as rupturas conservadoras no governo brasileiro também fazem parte de uma tendência global, de ascensão da extrema-direita, que já despontava no final do século XX.

O foco do estudo são as mudanças no comprometimento com as diretrizes internacionais para a promoção de igualdade e combate à violência contra as mulheres e a comunidade LGBTQIA+, a partir da análise de sua atuação, principalmente, em instâncias como as Comissão de Direitos Humanos e as Assembleias Gerais da ONU.

A análise identifica essas transformações na postura do governo não apenas como cortina de fumaça, mas como uma estratégia, bastante comum aos governos de extrema-direita atuais, uma vez que as pautas antigênero servem como cola simbólica para consolidar novas coalizões políticas e dar sustentação ideológica para posturas antiglobalistas.

AUTORAS

Lara Martim Rodrigues Selis é Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. É Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Relações Internacionais (GENERI) da UFU.

Débora Figueiredo Mendonça do Prado é Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Relações Internacionais da UFU (GENERI - UFU).

Lançamento e debate

“Política Externa do Governo Bolsonaro e a Aliança Transnacional Antigênero”

Participação: Nalu Faria (SOF – MMM Brasil) e Xaman Minillo (UFPB/MulheRIs - ABRI)

Apresentação: Ana Tereza Marra (OPEB – UFABC)