Como se inscrever no processo seletivo (Turma 2022)?

por Portal PPGRI IERI
Publicado: 05/10/2021 - 19:12
Última modificação: 15/12/2021 - 15:52

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGRI-UFU) torna pública a abertura do edital de seleção do curso de Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais que terá início no primeiro semestre de 2022.

Serão ofertadas 20 vagas, sendo 15 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para pretos/as, pardos/as e indígenas e 01 vaga para pessoa com deficiência. As vagas se distribuirão em três linhas de pesquisas: [I] Política Externa e Instituições Internacionais; [II] Segurança Internacional; e [III] Economia Política Internacional.

As inscrições deverão ser enviadas, exclusivamente por email, entre os dias 15 de novembro e 07 de dezembro de 2021. Todo o processo é gratuito e online.

Os editais e informações estão disponíveis na página do Programa. Para acessar, clique aqui.

Estamos à disposição para eventuais dúvidas através do e-mail secppgri@ufu.br

Você já sabe como se inscrever? São só 4 passos

As inscrições para o Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais do PPGRI-UFU (Turma 2022) estarão abertas entre os dias 15/11 e 07/12/21. Você já sabe como se inscrever? São só 4 passos fáceis, gratuitos e a totalmente remotos. Confira:

Passo 1 - Documentos pessoais

Primeiro você precisará juntar os seguintes documentos pessoais:

1-) Anexo I - Requerimento de inscrição. Esse documento está disponível em aqui. Basta preencher, assinar e salvar.
2-) Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação, ou declaração de previsão de conclusão até a data da matrícula emitida pelo órgão competente;
3-) Histórico escolar do curso de graduação;
4-) Certidão de nascimento ou de casamento;
5-) Cédula de identidade;
6-) Título eleitoral e certidão de quitação eleitoral, se brasileiro/a;
7-) CPF;
8-) Certificado de reservista, se do sexo masculino;
9-) Comprovante de situação regular no país, se estrangeiro.

Depois que você separou tudo, salve os documentos listados acima em ordem, num único PDF que deverá se chamar “Documento1.pdf”.

Passo 2 - Currículo lattes e pontuação

Agora você precisa salvar seu currículo lattes na íntegra, preencher a tabela de pontuação do currículo lattes (Anexo II) e juntar toda documentação comprobatória seguindo as orientações disponíveis no Anexo III.

O Anexo II está disponível aqui. O Anexo III você encontra aqui

Depois de separar tudo, basta salvar o Lattes, a tabela de pontuação e a documentação comprobatória em um único arquivo PDF que deverá se chamar "Documento2.pdf".

ATENÇÃO: Só serão pontuadas as produções a partir de 2017.

Passo 3 - Projeto de pesquisa

Agora você precisa preparar seu projeto de pesquisa.  Conforme consta no Edital, o projeto precisa conter:

1-) Texto com máximo de 15 (quinze) páginas, numeradas, incluindo bibliografia;
2-) Título do projeto e indicação de uma linha de pesquisa a qual pretende se vincular;
3-) Resumo;
4-) Justificativa do tema;
5-) Objetivos, problemáticas e hipóteses;
6-) Fundamentação bibliográfica e teórica do tema proposto;
7-) Metodologia de trabalho;
8-) Bibliografia condizente com a temática proposta.

Terminado o projeto, basta salvar em um único arquivo em formato PDF, que deverá se chamar "Documento3.pdf".

ATENÇÃO: o projeto não poderá ter identificação e nem plágio.

Passo 4 - Submissão exclusivamente por email

Pra finalizar, basta anexar os 3 documentos gerados nos passos anteriores ("Documento1.pdf", "Documento2.pdf" e "Documento3.pdf") e enviar para i email da secretaria do PPGRI-UFU <secppgri@ufu.br>. No assunto, escreva  "Inscrição Processo Seletivo Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais".

Pronto, sua inscrição foi submetida.

É rápido, totalmente remoto e gratuito.

E não se esqueça: para saber mais detalhes sobre o processo seletivo, inscrição, recomendações etc, leia o Edital PPGRI Nº 1/2021 (Turma 2022) disponível na íntegra aqui.

Nos vemos em 2022!

Você já sabe como se inscrever? São só 4 passos