Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

PPGRI
por Portal PPGRI IERI
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 21/11/2019 - 08:18

O Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais é composto por uma área de concentração em Política Internacional, interessada na análise dos atores, das instituições e das transformações presentes na sua configuração. Para tanto, a área de concentração é constituída por três linhas de pesquisa: Economia Política Internacional; Política Externa e Instituições Internacionais; e Segurança Internacional.

Tal composição permite congregar e avançar uma estrutura curricular articulada em torno de disciplinas, projetos de pesquisa e outras atividades especificas, objetivando contribuir de forma original para a área Relações Internacionais no Brasil. Ademais, com base nessa estruturação o PPGRI-UFU dedica-se à formação de pesquisadoras, pesquisadores e profissionais de alto nível, capacitados para atuar no ensino superior e em instituições públicas e privadas que demandem conhecimento especializado na área de Relações Internacionais.

Histórico: 

O atual Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI-UFU) teve origem no Departamento de Economia da UFU que, por sua vez, nasceu da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia (maior e mais importante município da região do Triângulo Mineiro), fundada em 1962 (através do Decreto-lei 1842 de 05/12/62), passando a integrar a Universidade de Uberlândia, autorizada a funcionar em 1969 (Decreto-lei de 14/08/69). Com a federalização da Universidade em 1978 (Decreto-lei 6532 de 24/05/78), foram instituídos os Departamentos como suas unidades básicas e nessa nova estrutura organizacional, surgiram o Departamento de Economia e o Curso de Graduação em Ciências Econômicas.

O próximo avanço que ocorreu foi a implantação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE-UFU) que contempla, no momento, o Curso de Mestrado em Economia e o Curso de Doutorado em Economia, aprovados pela CAPES (Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior). Ainda com referência à composição do Instituto, em Agosto de 2008, o Conselho Universitário da UFU aprovou, mediante Resolução 24/2008, a criação do Curso de Graduação em Relações Internacionais, que foi iniciado efetivamente em  março de 2009.  

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFU) oferecido pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia iniciou suas atividades em 2015, com a aprovação e autorização para funcionamento pela CAPES em dezembro de 2014 do curso de Mestrado em Relações Internacionais.

Objetivo: 

O PPGRI tem como objetivo geral o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de Política Internacional e a formação de recursos humanos qualificados para instituições públicas e privadas na área de Relações Internacionais. Os objetivos específicos do PPGRI são:

i) Conferir o grau de mestre em Relações Internacionais;

ii) Formar docentes, pesquisadoras, pesquisadores e profissionais na área de Relações Internacionais;

iii) Produzir e difundir conhecimento na área da Relações Internacionais;

iv) Desenvolver estudos e pesquisas sobre as dinâmicas contemporâneas da política internacional.

Missão: 

Desenvolver estudos e pesquisas na área de Relações Internacionais e formar recursos humanos qualificados para instituições públicas e privadas.

Infraestrutura: 

O PPGRI-UFU conta com 1 laboratório exclusivo para uso dos discentes de pós-graduação, equipado com 18 computadores conectados à Internet, equipados com pacote básico de softwares e com softwares especializados, além da possibilidade de acesso a bancos de dados. Além disso, há mais 2 laboratórios de uso exclusivo dos discentes de graduação e pós-graduação, equipados com um total de 40 computadores conectados à Internet.

O PPGRI-UFU também possui 3 salas exclusivas para o desenvolvimento das aulas didáticas da pós-graduação, sendo uma delas equipada para videoconferência, visando dinamizar o contato dos docentes de discentes do PPGE com outras escolas e centros de pesquisa.

+55 34 3239-4595 Ramal: 4595
Avenida João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-144
Campus Santa Mônica - Bloco J - Sala 218
Tópicos: