Grupo de Estudos sobre Estados Unidos da América (GEA)

Publicado: 21/09/2022 - 18:04
Última modificação: 21/09/2022 - 18:04

Data de início: 2011 - Atual

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Grupo de Estudos sobre Estados Unidos da América

Descrição: O Grupo de Estudos sobre os Estados Unidos da América (GEA-UFU) tem por objetivo analisar as estruturas de governança global com ênfase no papel desempenhado pelos Estados Unidos nos Regimes Internacionais. Partindo do pressuposto de que nesse âmbito os objetos e abordagens se complementam, dada a relação intrínseca entre teorias, ações e instituições, a pesquisa estará concentrada em três áreas temáticas distintas: as negociações internacionais no GATT-OMC, os modelos teóricos sobre o direito internacional dos direitos humanos e o direito penal internacional e a atuação internacional dos governos subnacionais norte-americanos. O propósito nesta área é estudar o papel dos Estados Unidos, suas estratégias, valores e interesses, identificando suas convergências e conflitos com outros agentes relevantes, tais como eles se manifestam nas suas interações em instituições internacionais, nomeadamente a OMC, o Banco Mundial, FMI e espaços multilaterais de produção normativa (como conferências e fóruns das Nações Unidas), no campo dos direitos humanos e do direito penal internacional, bem como o papel dos governos subnacionais neste contexto..

Alunos envolvidos: Graduação: (15) .