Observatório Político dos Estados Unidos (Encerrado)

Data de início: 2012 - 2018

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa.

Observatório Político dos Estados Unidos

Descrição: O OPEU é um portal eletrônico e um banco de dados voltado para política doméstica e externa dos Estados Unidos. Nosso objetivo não é concorrer com veículos jornalísticos, mas desenvolver um canal para difusão de informação e de conteúdo analítico sobre eventos relevantes da atualidade. Observar o processo de formulação e aplicação de políticas de um país com tamanha relevância global é uma tarefa desafiadora. O sucesso da proposta requer que o observador tenha, a um só tempo, o olhar abrangente e minucioso, veloz e perspicaz, ousado e consistente. Sobretudo, simplicidade. Por esta razão, a partir de uma gama maior de objetos de estudo, selecionamos quatro grandes áreas de pesquisa: Economia, Segurança, Política e Energia. Pesquisadores acadêmicos realizam o trabalho por meio do acompanhamento sistemático de fatos e opiniões em veículos da grande imprensa, periódicos especializados e fontes oficiais do governo dos Estados Unidos. Dentre os produtos de autoria da equipe, destacamos os boletins periódicos, o banco de dados e as análises temáticas. Autores convidados contribuem com estudos conjunturais sobre tópicos relevantes para um universo diversificado de leitores. Com este instrumento de observação, esperamos difundir informação relevante e conhecimento qualificado sobre esse país em diversos setores da sociedade brasileira..

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Filipe Almeida do Prado Mendonça - Integrante / CRUZ, Sebastião Carlos Velasco - Coordenador / Solange Reis - Integrante / Geraldo Zahran - Integrante / Carolina Cristina Loução Preto - Integrante.