Política Externa Brasileira, Cooperação Sul Sul e Negociações Internacionais

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Política Externa Brasileira, Cooperação Sul Sul e Negociações Internacionais

Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a política brasileira de cooperação Sul Sul, no período de 1990 a 2012, identificando seus principais elementos definidores, bem como suas diferentes fases, modalidades e características, além da identificação dos atores domésticos envolvidos e seus interesses. Num primeiro momento, analisaremos a questão da cooperação Sul Sul, a partir do estudo das relações do Brasil com os seguintes países: Índia, África do Sul, China, Angola, Moçambique, Irã e Turquia. Identificaremos o sentido da cooperação, os mecanismos e instituições criadas, a natureza do comércio, dos investimentos e os posicionamentos em negociações internacionais..

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Haroldo Ramanzini Júnior - Coordenador / Luis Fernando Ayerbe - Integrante / Camila Amorim Jardim - Integrante / Marcos Cordeiro Pires - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais - Cooperação.