Em busca da sintonia: política externa brasileira, democracia e regionalismo

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Em busca da sintonia: política externa brasileira, democracia e regionalismo

Descrição: Atualmente um dos debates centrais no âmbito da Ciência Política e das Relações Internacionais refere-se à situação e ao significado da democracia no mundo. Há uma onda de declínio da democracia em diferentes países e regiões? Quais são as suas causas? Quais são os atores nacionais e internacionais relevantes para a democracia em um determinado Estado ou região do mundo? Sabe-se que o regime político dos Estados tem papel relevante para a política internacional e para as agendas de desenvolvimento. Assim, é fundamental a ampliação do entendimento das formas de vinculação internacional das transições, da manutenção e da ruptura da democracia. Embora haja uma inter-relação entre estas três dimensões, o presente projeto estudará duas delas, quais sejam, as dimensões da manutenção e da ruptura da democracia. O foco do projeto é no entendimento da política externa brasileira em relação a estas duas dimensões. De modo a analisar como o tema da democracia se insere na política externa brasileira em relação à América Latina a partir dos anos 1990, estudaremos o comportamento do país em casos que envolvem ruptura democrática em Estados da região..

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Haroldo Ramanzini Júnior - Coordenador / LUCIANO, Bruno Theodoro - Integrante / Rafael Augusto Ribeiro de Almeida - Integrante / Marcelo Passini Mariano - Integrante / Clarissa Correa Neto Ribeiro - Integrante.